Como construir uma carreira profissional de sucesso no agronegócio.
Mavielo

"Decidir sobre o futuro profissional não é tarefa fácil e o início dessa jornada sempre é o mais difícil, mas é plenamente possível construir uma carreira de sucesso no agronegócio.”

Para construção de uma carreira profissional de sucesso no agronegócio, o primeiro passo é preciso saber aonde se quer chegar, planejar a realidade que deseja dentro do campo profissional para focar no seu objetivo. Além disso, é necessário ser realista e entender que esse é um processo de desenvolvimento contínuo e pode levar mais de tempo do que o previsto, isso porque a experiência se adquire mesmo com a prática.

Muitos jovens profissionais e sucessores em empresas familiares do agronegócio que estão começando as suas carreiras possuem diversas dúvidas quanto a construção de uma carreira de sucesso, que vão desde: Como? Por onde começar? Até quais os passos que precisam ser executados para atingir e alcançar o tão desejado sucesso profissional.

Nos dias atuais, o agronegócio é muito mais profissionalizado e dinâmico do que antigamente, sendo que o agro passa por mudanças constantes e se transforma rapidamente. Todavia, para que o agronegócio continue evoluindo, é fundamental que seus profissionais também evoluam. Nesse sentido, o desenvolvimento da carreira no agronegócio é essencial.

Em um mundo cada dia mais globalizado, observamos que o agronegócio vem exigindo profissionais com maiores habilidades e competências, estes devem ter ampla visão de mercado para contribuir com o crescimento e sucesso do negócio e, independentemente do que seja considerado êxito profissional, é preciso trilhar um caminho em comum.

Como Ter uma Carreira Profissional de Sucesso no Agronegócio?
A disputa no mercado de trabalho em qualquer área tem aumentado exponencialmente, no agronegócio não é diferente, isso porque as empresas estão cada vez mais organizadas e profissionais, o que torna necessária a construção de um currículo diferenciado, para se destacar e obter uma maior visibilidade entre os demais profissionais.

Construir uma Carreira Profissional de Sucesso no Agronegócio vai muito além de cursos e escolha de uma universidade de qualidade para formação profissional, existem algumas competências básicas que são cruciais. Podemos destacar: “Habilidade de comunicação oral e escrita, proficiência em idiomas estrangeiros, capacidade de trabalho em equipe, conhecimentos básicos de informática são algumas dessas competências.”

Uma carreira de sucesso não é construída da noite para o dia, é necessário fazer um planejamento estruturado e um gerenciamento dos próprios rumos profissionais, definir uma estratégia para que se obtenha uma melhor orientação dos rumos da carreira. Mesmo variando do ponto de vista pessoal o que é ou não sucesso na carreira, algumas atitudes se colocadas podem impulsionar qualquer interessado em encontrar satisfação profissional. 

Dessa forma, tendo um objetivo traçado, é indispensável ao profissional em desenvolvimento saber reconhecer quais são suas qualidades e os pontos em que precisa melhorar, para isso, é imprescindível ter conhecimento das características mais procuradas e valorizadas nos profissionais e realizar uma auto avaliação, vejamos algumas delas:

Equilíbrio Emocional: Todas as empresas buscam por profissionais equilibrados emocionalmente, que é a habilidade de saber equilibrar vida pessoal e profissional. Os profissionais que possuem um bom equilíbrio emocional conseguem se destacar em ambientes corporativos, inclusive para gerenciar as equipes e contribuir para o desenvolvimento dos demais colegas de trabalho.

Visão estratégica: Possuir uma visão estratégica da área de atuação da empresa é um enorme diferencial, pois é uma qualidade especial para perceber as coisas. É realizar o planejamento do negócio e definir metas para alcançar os objetivos estratégicos definidos, é saber para onde as coisas vão, quais são os problemas que se opõem aos objetivos da empresa e lidar com eles, quais são as oportunidades que surgem e como é possível aproveitá-las.

Flexibilidade: Além de ser uma qualidade profissional, ser flexível significa estar aberto a novas ideias e a mudanças. Um profissional flexível é aquele que possuí jogo de cintura para contornar os obstáculos que surgem e sabe lidar com o novo contexto sem perder a qualidade dos serviços e o foco no desempenho.

Relacionamento: O relacionamento interpessoal no trabalho é um fator importante que faz com que um profissional tenha uma carreira promissora. Os profissionais que possuem e/ou criam um bom relacionamento com seus colegas de trabalho é mais agradável e sempre positivo. O profissional que possuí essa habilidade já tem um grande diferencial entre os outros profissionais.

Resiliência: O profissional resiliente é aquele que consegue enfrentar desafios e demais situações adversas de forma positiva, adaptando-se a um novo cenário e conseguindo tirar lições com o ocorrido, apesar das tensões, da pressão, das discussões e das dificuldades que enfrenta no ambiente de trabalho. A resiliência é a capacidade manter a produtividade mesmo sob pressão ou nervosismo.

Multifuncional: A multifuncionalidade é uma das habilidades profissionais mais valorizadas na atualidade, pois se trata de ter habilidades em mais de uma área de trabalho, é ter uma visão ampla do trabalho com capacidade para atuar em diferentes tarefas e funções, sem perder o foco em nenhuma das atividades.

Boa comunicação: Ter boa comunicação é uma das principais competências buscadas pelas empresas no mercado de trabalho atual. O profissional responsável deve saber transmitir mensagens de forma clara, objetiva e simples. A boa comunicação é uma ferramenta essencial para que todos desempenhem suas atividades corretamente e de maneira mias produtiva sem equívocos.

Organização: Para qualquer profissional ter organização no ambiente de trabalho é muito importante para obter mais produtividade e qualidade, pois a organização profissional implica em maior facilidade na execução de tarefas, assim como melhor desenvoltura na resolução de problemas, pois dados, informações, prazos e metas não costumam se perder ou confundir-se entre si.

Domínio tecnológico: Atualmente muitas das atividades das empresas agrícolas são desenvolvidas através do uso da alta tecnologia. Assim sendo, os profissionais que não possuem dentre suas qualidades profissionais o domínio básico das ferramentas digitais, os programas mais utilizados no mercado, dificilmente conseguem uma boa oportunidade nesse mercado de trabalho.

Conclusão
Portanto, empresas agropecuárias têm buscado por profissionais polivalentes que são aqueles que vão além das habilidades técnicas de sua formação e que são exigidas por sua função, esses são os profissionais irão se destacar e sobressair entre aqueles que não tiverem a disposição e a humildade para aprender, desenvolver novas competências, que são as exigências atuais neste tão competitivo mercado de trabalho do agronegócio.

 

Autor: Robinson Perego

Tenha acesso ao que há de melhor dentro do Agronegócio

  • Google Play
  • App Store